Página inicial > Últimas Notícias > 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado

11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 12h51
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 13h07

Com o objetivo de valorizar a importância do Cerrado e mostrar como a degradação deste bioma vem afetando tanto o meio ambiente quanto a população, a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente celebra neste dia 11 de setembro o Dia Nacional do Cerrado.

O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, faz extenso contato com quatro biomas, exceto o Pampa. Cerrado significa fechado, palavra que buscou expressar sua vegetação savânica adensada. As belezas naturais do bioma, sua importância, características e peculiaridades não param de ser contadas em prosa, verso, e em publicações científicas e de divulgação na mídia. Entre o público especializado, é chover no molhado pontuar que o Cerrado é um bioma diverso, importante e único.

Estima-se que o Cerrado exista há 65 bilhões de anos e, por isso, é considerado o bioma mais antigo do país. A maior parte de sua biomassa, em torno de 70%, está concentrada dentro da terra. É por isso que ganhou o título de floresta invertida, pois, embora suas árvores não sejam muito grandes, as raízes são profundas, podendo passar de 50 metros abaixo do solo.

Os cientistas há muito ressaltam os numerosos serviços ecossistêmicos essenciais prestados pelo Cerrado e, por estar envolvido no ciclo de águas, é considerado o berço das águas ou a caixa d’água do país. Das 12 regiões hidrográficas brasileiras tratadas pela Agência Nacional de Águas, oito delas possuem laços diretos com o bioma, destacando-se a bacia Amazônica.

O Cerrado abriga centenas de comunidades e populações tradicionais, que dele dependem e fazem uso de seus recursos naturais. Infelizmente essas informações não têm encontrado ressonância em nossa sociedade. Os modelos de desenvolvimento e as políticas de conservação adotadas no Brasil ignoram os agressivos processos de ocupação, que eliminam áreas nativas, e os perigos de modelos deletérios de uso da terra adotados desde meados do século XX.

Devido a sua grande importância para o meio ambiente e para a população, fica como nosso dever ajudar na luta pela preservação deste bioma, principalmente no que diz respeito ao desmatamento e as queimadas, se conseguirmos evitar estas ações ao máximo, estaremos fazendo um grande favor para o Cerrado.