Página inicial > Últimas Notícias > DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO, SAIBA A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR ESSE RECURSO
MEIO AMBIENTE

• Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 13h45
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 13h45

Com o intuito de alertar a população sobre a importância da utilização correta do solo, uma vez que este é o recurso natural mais importante para manutenção da nossa vida na terra, pois é o responsável pela produção de alimentos é comemorada anualmente o Dia Nacional da Conservação do Solo.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos do Tocantins junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trouxe algumas dicas para você saber como ajudar a preservar e conservar esse recurso natural tão importante para nossa sobrevivência. Você sabe o que é conservação do solo?

A Conservação do solo pode ser entendida como uma combinação de métodos de manejo e de uso do solo que visa proteger o solo contra certas deteriorações induzidas por fatores antropogênicos ou naturais e mantê-lo produtivo de geração a geração, evitando o seu esgotamento ou deterioração, provocados por fatores naturais e/ou introduzidos pelo próprio homem.

A degradação do solo traz consequências para o meio ambiente e diminui significativamente nutrientes e elementos essenciais para o desenvolvimento das culturas. Por isso, é importante se atentar para os métodos de prevenção de degradação do solo. Confira:

• Utilize a técnica do Plantio Direto: O sistema plantio direto visa elevar a produtividade das culturas, permitindo um cultivo mais sustentável e possibilitando a implementação de áreas de grãos em regiões com solos rasos onde previamente o cultivo era muito mais dificultoso.
  • Promova a rotação de culturas: A rotação de culturas promove uma diversificação no cultivo de espécies vegetais, ajudando a renovar o solo e reciclando suas propriedades nutritivas.
  • Adote a Integração Lavoura-Pecuária: Quando mantemos a área sempre bem formada e estabelecida com o uso de um manejo adequado, dificultamos o surgimento de daninhas.
  • Culturas em faixas: Disponha as culturas em faixas de largura variável, para que se alterne, a cada ano, as plantas que oferecem pouca proteção ao solo com outras de crescimento denso.

Faça sua parte e ajude a conservar esse recurso que é tão importante para manutenção da nossa vida na terra!