Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Setembro Verde e Amarelo
Início do conteúdo da página
Campanha de prevenção

Setembro Verde e Amarelo

  • Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 19h16
  • Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 19h16

destaque 13 09Setembro Verde

Comemorada desde 2014, a campanha Setembro Verde foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação.
O Setembro Verde foi criado a partir da Lei 15.463/2014, de autoria do deputado Gilmaci Santos (Republicanos). "Pra muita gente, a doação de órgãos ainda é tabu, muitos ainda não conseguiram entender e aceitar. Então nós criamos essa lei para divulgar mais, entenderem a necessidade, e ter um número maior de pessoas sendo doadores de órgãos no nosso estado" disse.
Outra lei para o incentivo de doação de órgãos é a Lei 13.034/2008, de autoria da ex-deputada Maria Lúcia Prandi, que institui a "Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes" na semana do dia 27 de setembro.
Também no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data escolhida para homenagear os santos católicos São Cosme e São Damião, considerados os padroeiros dos transplantes.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

 O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página