Página inicial > Últimas Notícias > EDUCAÇÃO SANITÁRIA – DESAFIOS A SEREM VENCIDOS
Educação e Saúde

EDUCAÇÃO SANITÁRIA – DESAFIOS A SEREM VENCIDOS

• Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h27
  • Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h27

A educação sanitária é uma prática, baseada nas ações do dia a dia em que as pessoas são envolvidas e nas atividades que auxiliam no desenvolvimento pessoal e comunitário.

Práticas essas, que quando não são utilizadas podem agravar situações de saúde e do bem-estar de todos. Nesse sentido, as ações educativas são fundamentais, pois com elas é possível convencer as pessoas a participarem do controle das doenças, por meio de medidas preventivas, de autocuidado, e da mudança de comportamentos.

A Educação Sanitária se faz fundamental em todos os ambientes, promovendo hábitos higiênicos necessários à manutenção da vida. Hábitos esses que precisam ser construídos a partir dos conhecimentos que estimulem a incorporação de novas práticas de saúde coletiva para a construção de uma cidadania mais saudável.

A mudança no nosso cotidiano fará com que pequenos atos se tornem grandes.

E alguns hábitos que podem prevenir doenças e segurança ao meio ambiente:

• Usa baldes para realizar a lavagem de automóveis, assim ajudado na diminuição do desperdício de água;
  • Higienize a água antes de beber ou cozinhar: pode ser por fervura, cloração ou aplicando algumas gotas de água sanitária;
  • Lave bem os alimentos, em especial as frutas e verduras que forem consumidas cruas;
  • Utilizar água da máquina para lavar o chão e a calçada;
  • Não demore muito no banho, afinal não é o tempo que proporciona uma boa limpeza.