Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Esgotamento Sanitário: Boas Práticas
Início do conteúdo da página
Meio Ambiente

Esgotamento Sanitário: Boas Práticas

  • Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 18h31
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 18h31
imagem sem descrição.

O esgoto sanitário é a água coletada que advém de serviços realizados no dia a dia de fins domésticos, como lavagem de roupa, utensílios de cozinha e de pisos, banho, descarga de vasos sanitários e entre outros.

Um sistema de esgotamento sanitário é formado por instalações e equipamentos que tem como objetivo destinar o esgoto doméstico final de forma adequada e de modo higiênico. As etapas para a remoção de impurezas garantem que o lançamento de esgoto seja tratado e depositados nos corpos hídricos com qualidade estabelecida pela legislação.

É importante que a população seja consciente e colabore com a disposição correta dos efluentes domésticos podendo assim evitar problemas.

Você como cidadão pode ajudar a facilitar o tratamento do esgoto, tomando as seguintes atitudes:

  • Colocar os restos de alimento no lixo antes de lavar a louça;
  • Descarte correto do óleo de cozinha;
  • Usar peneiras em todos os ralos.

Os municípios que não possui rede coletora de esgoto podem utilizam fossa séptica que são usadas como tratamento do esgoto sanitário dos domicílios, essas fossas atuam quimicamente e fisicamente purificando os efluentes antes de serem devolvidos ao meio ambiente com menores impactos. É fundamental o trabalho conjunto entre a população e o município na disposição final correta dos efluentes domésticos, pois o saneamento básico precário atinge diretamente a sua saúde.

Cabe você cidadão fazer a sua parte. Com isso, protegerá a saúde de sua família e de toda a população, além de preservar o meio ambiente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página