Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Queimada é Crime - O Combate às Chamas e a Luta pela Preservação Ambiental
Meio ambiente

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h36
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h37

WhatsApp Image 2023 09 05 at 14.03.06A Prefeitura Municipal de Dois Irmãos do Tocantins junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal está realizando durante o período da seca a Campanha Queimada é Crime, onde os incêndios florestais continuam a ser um desafio constante. A diminuição das chuvas e as altas temperaturas tem levado ao ressecamento do solo e da vegetação, aumentando o risco de incêndios. Lembre-se que as queimadas não apenas causam danos ambientais, mas também representam um crime ambiental, sujeito a penalidades previstas pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998.

A educação e o engajamento da comunidade são fundamentais para impedir que isso aconteça. Precisamos agir coletivamente, evitando a queima de resíduos sólidos, como folhas e galhos secos, não jogar pontas de cigarro nas estradas e evitar a queima de lixo doméstico ou próxima à vegetação. A fumaça causada por esses incêndios não apenas turva nosso ar, mas também prejudica nossos pulmões, intensificando doenças respiratórias. Entretanto, a preocupação não termina por aí: queimar lixo, podas ou roçagem perto da vegetação não só coloca em risco nossa saúde, como também prejudica o solo, a água que bebemos e os animais que compartilham nosso lar.

A Brigada Municipal de Dois Irmãos do Tocantins se esforça para atuar contra as queimadas e você também pode entrar nessa, optando por métodos alternativos como a realização de aceiros que reduzem o risco de incêndios acidentais se abrangerem é uma das formas de contribuírem para a preservação ambiental.

Lute você também para proteção do meio ambiente. Ao evitar as queimadas, protegemos nossa casa, nossos entes queridos e o meio ambiente para as gerações que virão. Vamos trabalhar juntos para manter o nosso município seguro e cheio de vida.