Página inicial > Últimas Notícias > Operação de limpeza pública combate a dengue em Dois Irmãos do Tocantins
saúde

Operação de limpeza pública combate a dengue em Dois Irmãos do Tocantins

• Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 18h31
  • Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 18h31

dengueA cidade de Dois Irmãos do Tocantins está empenhada em combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e leishmaniose, através de uma intensa operação de limpeza pública. A ação teve início nessa última segunda-feira, 4 de março de 2028, e se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 8.

Sob as diretrizes determinadas pelo prefeito Irmão de Geciran Saraiva (UB), equipes da saúde compostas por agentes de endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o apoio da Brigada Ambiental, coordenada pelo servidor Rogério Medrado, estão mobilizadas para remover entulhos e eliminar focos do mosquito transmissor em toda a cidade.

Além de retirar sujidades e criadouros do mosquito, a operação também visa promover atividades educativas e conscientização junto à comunidade. Segundo Rogério Medrado, coordenador da Brigada Ambiental, "O mutirão de limpeza está acontecendo na cidade. Os agentes de endemias juntamente com os Brigadistas Ambientais estão indo em cada lote e casa da cidade de Dois Irmãos, orientando os moradores sobre o risco do mosquito da dengue, chikungunya e zika vírus. Estamos orientando a limparem seus quintais."

A iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal em garantir a saúde e o bem-estar da população, adotando medidas preventivas para evitar a propagação dessas doenças transmitidas pelo mosquito. Com a colaboração de todos os moradores, espera-se que essa operação contribua significativamente para a redução dos casos de dengue e outras arboviroses na cidade de Dois Irmãos do Tocantins.