Aguarde, carregando...

CAMPANHA EDUCAÇÃO SANITÁRIA: UM DEVER DE TODOS!

Dia 15/12/2020

Embora seja um recurso naturalmente renovável, segundo dados da Agência Nacional de Águas - ANA, somente 2,5% de toda a água do planeta é doce, ou seja, a água potável é um recurso finito, e atos como a poluição e o desperdício só diminuem as suas reservas e por isso é necessário que esse recurso seja utilizado de forma consciente.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água, evitando desperdícios e reduzindo o consumo sempre que possível.

Para evitar o desperdício e promover o uso consciente de água é muito importante que tenhamos uma consciência ambiental. Desse modo, ações educativas dentro das escolas e trabalhos junto a comunidade tem sido cada vez mais importante, no entanto, pequenas ações cotidianas podem evitar o desperdício desse bem tão precioso.

ü   Não tome banhos prolongados. Cinco minutos é tempo suficiente para uma boa higienização;

ü   Desligue a água enquanto escovar os dentes e fizer a barba;

ü   Raspe bem as panelas e pratos antes de lavar a louça. Ao fazer isso, você estará facilitando a sua limpeza e consumindo menos água;

ü   Conserve a descarga regulada e conserte vazamentos;

ü   Só ligue a máquina de lavar roupa ou use o tanque com a capacidade total. Espere juntar roupa suficiente para isto;

ü   Reaproveite a água da chuva para lavar o quintal e aguar as plantas, para descarga, limpeza do carro, do chão de casa, entre outras utilidades.

ü   A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal.

Cabe agora a você cidadão fazer a sua parte!